Decoração

Flores para o altar

Flores para altar

Diz um ditado popular que “a casa é um lugar sagrado”, um espaço onde é possível fechar a porta e manter o mundo lá fora. Podemos dizer que esta mesma ideia está inserida quando o assunto é criar um altar dentro de casa. Mas com uma diferença importante: o altar alimenta o desejo de se conectar com a parte espiritual que vive dentro de nós.

Este pequeno templo dentro da casa exerce um papel fundamental na rotina dos moradores. Ele garante momentos de reflexão para enfrentar os desafios do dia-a-dia. O tempo de quietude que experimenta toda manhã ou à noite, cria bem-estar e serenidade interior.

Você pode montar o altar em qualquer espaço que desejar, e do tamanho que quiser. O fundamental é determinar um propósito para ele. Quanto mais claro estiver sobre o seu objetivo, mais força terá seu altar.

Flores para o altar

A mesa de madeira serve de base para o altar montado no jardim. A mosquitinho ou gypsophila, uma das variedades mais delicadas de flores, deu um toque singelo ao espaço sagrado.

Os objetos escolhidos variam de acordo com a crença de cada um. Porém, existe um elemento que está sempre presente, não importa o tema: as flores. Além de trazer energia vital para o altar, cada flor tem uma propriedade especial, que agrega um significado. Por exemplo, o açafrão, que pode representar um novo recomeço.

O perfume das flores também aguça os sentidos e, instantaneamente, dá sensação de prazer e felicidade. Várias pesquisas revelam que o cheiro pode afetar a maneira como você se sente, as suas reações emocionais. Este é um dos motivos de usar flores, incensos e velas perfumadas. O olfato humano é tão sensível, que se você sentir um cheiro que gosta, imediatamente vai se conectar com a energia criada pelo altar.

Flores para o altar

Detalhe do altar da nossa loja, que abriga a Sta Gemma. No cantinho de fé, taça de prata com rosas colombianas.

Em cada flor, um propósito

Existem uma infinidade de flores que podem embelezar seu altar, mas fizemos uma pequena lista que vai ajudá-lo nos primeiros passos:

– Crisântemo: introspecção, meditação, longevidade

– Açafrão: novo recomeço

– Margarida: felicidade, inocência

– Iris: esperança, fé

– Jasmim: beleza, alegria

– Lírio: perfeição, pureza

– Lótus: iluminação, sair da escuridão para a luz

– Calêndula: longevidade

– Prímula: encontrar a alegria na adversidade

– Rosa: amor

– Girassol: otimismo, alegria

– Tulipa: vitalidade, amor sensual

Violeta: representa família

 

Fotos: Marco Pinto e Vinicius Vasconcelos/ Agradecimento: Maria Angélica Dicieri

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Nenhum comentário

Deixe um comentário