Flores da estação

Flores do Inverno

Vaso com cymbidium verde

Quem acha que não dá para manter a casa florida no inverno, vai se surpreender com a variedade e a beleza das flores produzidas na estação mais fria do ano.  Selecionamos quatro espécies que vão colorir, perfumar e iluminar todos os cantos da casa!

Lírio

Arramjo de Lírio Rosa

Flores grandes, vistosas e perfumadas. Estas são as características mais marcantes do lírio, que o transformaram em uma das plantas mais conhecidas do planeta. Ele é tão apreciado como planta ornamental, que acabou ganhando várias espécies híbridas. Algumas das versões não tem o mesmo perfume do original, mas oferece mais opções de tamanhos e cores.

As flores do lírio se desenvolvem por meio de um bulbo, uma espécie de “cebola” que fornece os nutrientes que a planta precisa.

Para aumentar a durabilidade da flor, retire os grãos de pólen com uma tesoura. Assim você evita roupas manchadas e alergias.

Gérbera

Vaso com gérberas laranja

A Gérbera floresce o ano todo, mas é no inverno que fica mais bonita. Quando o assunto é diversidade de cores, reina absoluta. Existem mais de 60 variedades da flor e todas as tonalidades tem nomes! A planta, que é nativa da América do Sul, África e Ásia, é da família das Asteraceae, a mesma do girassol e da margarida. O que explica a semelhança entre elas.

Uma curiosidade sobre a Gérbera: as pétalas da flor não são pétalas. Na verdade, são folhas modificadas conhecidas na botânica como brácteas. As flores estão no miolo da planta, bem pequenas, agrupadas e protegidas pelas vistosas e coloridas brácteas.

Apesar da aparência delicada, é muito resistente. Para garantir a durabilidade da flor, na hora da compra observe o miolo. Se estiver com todas as florzinhas abertas (elas parecem anteninhas), está madura, portanto vai durar pouco. O ideal é comprar a flor quando o miolo ainda estiver sem as flores.

Boca-de-leão

Vaso com boca-de-leão

Com a chegada dos dias frios, a boca-de-leão começa a florescer. O nome, que faz referência a um animal, está relacionado ao formato das flores. Nativa do Mediterrâneo, é uma das plantas preferidas para jardim.

As flores, em formato de espiga, formam grandes cachos. Uma única planta é capaz de produzir de sete a oito espigas. Pode ser encontrada nas cores laranja, pink e roxa, mas também vem em tons pastel como rosa, branca e amarela. As folhas, em formato de lança e com o tom de verde escuro, criam um belo contraste.

Além da beleza visual, a boca-de-leão também exala um perfume gostoso, bem suave.

Quando plantada em vasos, adapta-se muito bem. Se uma flor murchar, pode ser removida sem prejudicar a aparência das outras flores. Isto vai forçar a planta a produzir hastes adicionais, que florescerão na próxima estação.

Cymbidium

Vaso com Qrquidea Cymbidium Pink

A Cymbidium é uma das orquídeas mais populares do mundo. Há indícios que seu cultivo começou há 2.500 anos na China. O nome é derivado do grego, Kumbe, que significa “em forma de barco”.

Originária da Ásia subtropical (Índia, China, Japão, Malásia) e Austrália, é típica de regiões com altitudes elevadas. Resistentes, conseguem sobreviver a temperaturas baixas e tem longo período de floração. Produz até 15 flores por planta. A orquídea pode ser encontrada nas cores branca, creme, amarela, rosa, verde, vermelha e laranja.

No Butão, a Cymbidium é uma iguaria da culinária, servida com curry ou guisado picante.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Nenhum comentário

Deixe um comentário