Flores da estação

É temporada de Cúrcumas!

Buquê de cúrcumas brancass

Cultivada há mais de quatro mil anos, a Cúrcuma ficou popular pelo poder medicinal de suas raízes. De cheiro forte, cor amarelada e sabor picante, quando seca e moída, transforma-se em rica especiaria com poderes antioxidante e anti-inflamatório.

A planta tropical, que produz uma raiz tão singular, também dá origem a flores exóticas que esbanjam beleza. As hastes altas sustentam uma estrutura em forma de espiga que, à primeira vista, parece flor. Na verdade, são folhas modificadas, chamadas de brácteas. E sua função original é proteger as pequenas flores lilases que a planta produz. Para cumprir o papel de protetora, as brácteas podem assumir cores, formas e texturas semelhantes às das pétalas. No caso das cúrcumas, elas também ajudam a atrair insetos polinizadores.

Flor da cúrcuma

Flor da cúrcuma

Na decoração, a cúrcuma vem ganhando cada vez mais espaço como planta ornamental. Além da durabilidade, as cores são um atrativo à parte: rosa, lilás, branca e verde-claro. As folhagens, que em algumas espécies apresentam variação de cores, quando cortadas também podem ser usadas em arranjos florais.

Arranjo de cúrcuma pink

Arranjo de cúrcuma pink

Por que vale a pena aproveitar a temporada de cúrcuma?  Ela tem tudo o é preciso para deixar um ambiente charmoso e aguçar todos os sentidos: formato, cor, textura e perfume. Sim, as pequenas flores lilases são perfumadas!

Curiosidades:

– Nome popular: açafrão-da-terra, açafrão -da-índia, gengibre-amarelo, batatinha-amarela, tumérico.

– Nome científico: pertence à família botânica Zingiberaceae.

– Origem: Sul e Sudeste da Ásia.

 

Fotos: Buquê e vaso com cúrcumas pink, Sta Gemma; Flor de cúrcuma, The Green Thum 2.0.

 

Salvar

Salvar

Nenhum comentário

Deixe um comentário